A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

O mercado imobiliário parou no tempo?

Notícia

O mercado imobiliário parou no tempo?

13/09/2018

Outros setores já estão altamente conectados, e o ramo de imóveis não pode perder essa onda

Ao longo dos anos, a tecnologia vem se tornando indispensável no dia-a-dia das pessoas. Nos tornamos dependentes para realizar simples tarefas como chamar um táxi, pedir comida e pagar um boleto.

Uma situação que não mudou muito foi a maneira como compramos ou vendemos um imóvel. Nos últimos anos, os grandes portais de anúncio contribuíram muito para a evolução do mercado e, no aluguel, já existem grandes avanços. Porém, ainda não surgiu algo inovador para simplificar o processo de compra e venda que, atualmente, pode chegar a 1 ano e 4 meses. Essa já é uma tendência nos EUA e Europa.

Hoje, temos bons exemplos vindos de fora de como a tecnologia simplifica o processo, seja através do uso de algoritmos, realização de tours virtuais e modelos matemáticos que apresentam estimativas mais precisas de compra e venda, gerando benefícios para todos.

A situação do mercado brasileiro é muito semelhante à que viviam esses países anos atrás: taxas de corretagem elevadas, desconfiança no mercado por parte do consumidor e um grande gap de inovação. Em todos eles, as chamadas Real Estate Techs - empresas de tecnologia imobiliária - foram responsáveis por apresentar boas soluções, com o objetivo de resolver as principais dores do consumidor.

Com o uso de tecnologia, podemos ver o processo de compra e venda se simplificar, gerando uma melhor experiência ao consumidor. Para se ter uma ideia, um comprador visitaria, pessoalmente, de 20 a 30 imóveis. Já no ambiente online ele consegue adiantar esse processo, conhecendo todos os detalhes de dezenas ou até centenas de imóveis sem precisar sair de casa.

Por fim, o mercado imobiliário brasileiro está se recuperando ao longo dos últimos anos e os números de 2018 mostram grande potencial de crescimento em curto prazo. Em breve teremos um mercado aquecido de inovações e serviços.

Com informações de DCI

Mais notícias